segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

7 de Fevereiro - Dia do Profissional Gráfico

No dia 7 de fevereiro é comemorado o dia do gráfico. Este profissional é o responsável por todas as atividades relacionadas diretamente a um trabalho em uma gráfica. A importância do material gráfico é clara: mídia, divulgação, panfletos, cartões de visita, folders, publicidade, vendas, crescimento econômico. Você sabe por que neste dia é comemorado o dia do gráfico?

Em 7 de fevereiro de 1923 – São Paulo – profissionais deste ramo reivindicaram melhores condições de trabalho e salários mais justos. Foi um movimento muito bem sucedido e marcou a base sindical do país. O movimento foi liderado por João da Costa Pimenta.

Os serviços gráficos foram criados por Johannes Gutemberg. Ele criou um sistema com letras em alto relevo, feitas de metal. Ele também foi o primeiro a publicar a bíblia sagrada, imprimindo trezentas páginas por dia.

As formas de impressão foram tornando-se mais modernas e importantes para a comunicação, jornalismo, publicidade etc. A tecnologia ajudou muito na evolução das atividades gráficas. Não podemos somente imprimir letras, mas também imagens com alta resolução.

Nós gostaríamos não somente de parabenizar os profissionais gráficos, mas também a todos os nossos clientes, vendedores, designers gráficos etc. Todos os dias são especiais para uma relação tão importante quanto esta.

E por isso, dizemos com todo o prazer: MUITO OBRIGADO!

Tenham todos um ótimo Dia do Gráfico.

Shift Card - Assessoria Gráfica.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Na hora de imprimir uso que papel??

Quero imprimir! Mas que papel usar?
É uma dúvida recorrente para todo iniciante. Você tem a idéia na cabeça, o tema, produz a arte… Mas, e como vai ficar o trabalho final em mãos? Qual o melhor papel? Quais opções eu tenho? Como isso funciona na gráfica? Muito vai do gosto pessoal de quem produziu ou do que o cliente final deseja. Mas para quem não tem experiência e quer saber um pouco mais, aqui vão algumas dicas.

O impacto visual causado por um impresso está diretamente relacionado ao papel utilizado em sua produção. A indústria papeleira fornece ao mercado inúmeros tipos e qualidades de papéis em formatos diversos.

Na Shift Card trabalhamos com os seguintes (de acordo com o produto escolhido): Couchê (90g, 120g e 150g), Supremo (300g), Reciclado (90g e 240g), Duplex (250g) e Sulfite (90g).

Abaixo algumas definições mais específicas de cada um e opções de produtos que podem ser utilizados para cada papel. Lembre-se apenas de verificar sempre na nossa loja qual produto e gramatura está disponível, para cada material específico!

Couchê: Tem uma textura lisa e delicada e está sendo bastante procurando ultimamente, “querido” por muitos designers. É um tipo de papel resistente, mais caro, com ótima qualidade de impressão. Bastante indicado para cartões de visita, filipetas, folders e flyers, cartazes, cartões postais, mini-cartões, marcadores de página, etc.

Supremo: É um papel muito popular por possuir bastante resistência. Apresenta semi-brilho, um dos lados mais liso e brilhante e o outro fosco, mais “seco”. Aceita todos os recursos gráficos e geralmente é usado em cartão de visita, capas de livro, displays, postais, ímãs de geladeira, calendários, pastas, cartões duplos e tags.

Reciclado: Como o próprio nome já diz, ele vem da reciclagem de outros papéis. Ecologicamente correto, é geralmente composto de 50% de aparas (sobras) de papéis sem impressão, e o restante (de 20 a 50%) de papéis impressos reciclados, variando de acordo com o que se deseja obter. Sua aplicação em produtos é um pouco menos generalizada, já que não há o fundo branco para utilizar. A tonalidade sempre será típica de material reciclado – o que, inclusive, pode conferir estilo e diferencial no seu produto. Sugestões de utilização: cardápios, folders, cartazes, panfletos, cartões de visita, filipetas e marcadores de página.

Duplex: É um cartão, conhecido também como papelão, composto por duas ou mais camadas de papel, sendo uma delas de material melhor, branca acetinada e lisa. Sua principal aplicação na Shift Card é para calendários de parede.

Aumente sua Sorte


No artigo “10 Ways to Increase Your Luck: A Musician’s Tips for Freelancers”, o blog Freelance Switch oferece algumas dicas bem bacanas para você ter mais sorte. Nós traduzimos e adaptamos o texto.

Certo, admita. Talvez o melhor dia da sua vida tenha sido aquele em que os seus pais pararam de obrigar você a fazer aulas de piano. Então, o que você pode aprender lendo um livro escrito para músicos? Muita coisa!

Em um livro que o autor deste texto encontrou por acaso em uma biblioteca, “The Savvy Musician”, ele diz que viu 165 músicos que desfrutam de uma carreira significativa e próspera. Entretanto, ele admite que só ouviu falar de quatro destes músicos e do Kronos Quartet. Isso significou que ele precisava ouvir muito mais do que ouvia. Ou seja, saber muito mais do que sabe.

Uma das coisas que esses músicos têm em comum é o alto nível de habilidade. E sorte.

Como Cutler diz: “Todos eles passaram por má sorte, parcialmente ou totalmente fora de seu controle. O seu momento de sorte pode ter vindo de uma oferta de emprego, ganho um prêmio de composição musical, ou ser contratado por uma grande gravadora”.

Entretanto, Cutler também acrescenta: “Parece que a sorte é uma ciência”. Ele oferece 10 dicas para aumentar a sua sorte. O autor deste artigo acredita que essas dicas se encaixam bem para os freelancers.

  1. Seja bom no que você faz. Quando você é bom no que faz, as coisas surgem.
  2. Tenha um plano de vida. Estabeleça metas e como irá cumpri-las.
  3. Anote os seus momentos de “sorte”. Revise o seu progresso periodicamente.
  4. Faça a sorte acontecer. Viu uma oportunidade? Persiga-a com todas as suas forças.
  5. Construa a sua rede de contatos. Quanto mais pessoas souberem o quão bom você é, mais elas vão falar sobre você por aí.
  6. Aumente o seu nível de “fama”. As pessoas bem sucedidas já perceberam este caminho. Você também não deveria?
  7. Seja flexível. As oportunidades nem sempre aparecem no momento certo. Esteja preparado para quando elas aparecerem.
  8. Plante muitas sementes e veja quais delas crescem. Para os músicos, é aconselhável que se adquiram 20 atividades em vez de uma. Vê alguma similaridade com o trabalho de freelancer?
  9. Plante sementes melhores. Em algum momento, você vai perceber quais destas sementes que você plantou terão mais chances de crescer. Concentre seus esforços nelas.
  10. Reverta o negativo em positivo. Não veja os obstáculos como pedras em sua estrada. Veja como coisas as quais você pode dar a volta e continuar o seu caminho.

Uma das coisas importantes a serem ditas aqui é que, os amigos músicos de Cutler fazem vários tipos de trabalhos ao mesmo tempo. Eles não somente tocam em shows. Eles gravam e vendem CDs. São donos de escolas de música. Organizam festivais de música.

E mais.

Por exemplo, o percussionista Justin Hines faz parecermos preguiçosos. Pois ele conseguiu ser bem sucedido fazendo 15 atividades diferentes. Isso permite a ele estar envolvido com muitas formas de conhecimento diferentes e permite também que ele tenha várias opções de direção a seguir.

Então, faça como esse pessoal. Siga as dicas deste artigo e faça várias atividades. Assim, você poderá até descobrir que sabe fazer melhor tal atividade do que aquela que você costumava fazer sempre. Ainda, você terá um conhecimento muito mais amplo das coisas. Vale a pena.

Shift Card

A sua melhor opção!!