O cartão de visita é provavelmente a ferramenta de mídia mais importante que uma empresa ou profissional podem ter. Como dizem no mundo dos negócios “O cartão de visita é o melhor amigo de um empresário ou profissional”.
O cartão de visita pode ser distribuído de inúmeras formas: entregue pessoalmente nas mãos da outra pessoa, colocados em cartas, e a lista ainda é bem longa.
Dica: Antes de você começar a fazer o design de um cartão de visita, analise vários deles. Isso o ajudará em sua criatividade e você saberá como vários outros designers estão realizando o trabalho.
Abra a sua boca
O seu cliente dificilmente poderá transmitir a você aspectos técnicos sobre o design do cartão de visita. Então, você terá de perguntar, e muito! Pergunte ao seu cliente tudo o que você realmente precisa saber. Até mesmo detalhes que você julgue de importância menor, no futuro serão importantes.
Aqui está o que você precisa saber antes de realizar o trabalho:
- Que tipo de cores o seu cliente gosta?
- O quão chamativo ele quer que o cartão de visita seja?
- Quais são as tendências de design para o segmento de negócios do seu cliente?
Se você julgar que alguns aspectos do cartão de visita que o seu cliente decidiu não estão de acordo com a empresa dele e/ou com o tipo de negócio, sinta-se livre para conversar com ele sobre as mudanças que você julga serem necessárias. Mas lembre-se, o seu trabalho é fazer com que as decisões DELE sejam boas.
Passos para o design de um cartão de visita
Aqui estão algumas coisas que você precisa saber primeiro.
Tamanho
Normalmente, um cartão de visita comum tem 9 x 5 cm. Mas você tem várias opções de tamanhos ou acabamentos que podem dar mais sofisticação ao material. Por exemplo, a Shift Card também produz cartões de visita em PVC branco e transparente. Imagine o impacto que um cartão de visita em PVC transparente causa no seu cliente e nos clientes dele! Além disso, ainda existem opções de cortes diferenciados.
Na verdade, existem cartões de visita de todos os tamanhos e formatos, incluindo:
- Pentagonal
- Redondo
- Triangular
- Oval
- Com furo
- …e muitos outros.
Antes de você começar o projeto, faça a seguinte checklist:
- Logo da empresa do seu cliente
- Slogan da empresa
- Nome do profissional e a sua qualificação na empresa
- Imagem
- Detalhes de contato (e-mail, endereço físico, telefone etc.)
Faça o seu cartão de visita se destacar dos outros
Até agora, vimos a parte teórica da questão. Agora, vamos para a prática. Todo mundo quer que o seu cartão de visita se destaque dos outros. Este é o trabalho de um designer. Somente usando as cores e fontes certas poderá fazer uma grande diferença.
Cores
Use as cores o quanto quiser. Mas isso não quer dizer que você deva colocar todas as cores no seu material. A manipulação de cores pode ser uma das partes mais difíceis no design de um cartão de visita.
Se você quer fazer com que o seu cartão brilhe, use as cores preto e vermelho. Os cartões com cor preta não são utilizáveis para qualquer situação, mas se puder usar essas cores, elas funcionarão como mágica.
Usar a cor vermelha pode ser um excelente truque. Por exemplo, um cartão de visita de um repórter que usa a cor vermelha sólida no canto do cartão com a palavra “IMPRENSA” escrita nele, dará a ideia de exclamação.
Fontes
Fontes grossas ou em negrito são utilizadas apenas quando se usam uma ou duas palavras, enquanto algumas fontes “místicas” são bem aplicadas em slogans. De qualquer forma, não se devem utilizar fontes grossas para cartões de visita de mulheres.
Aumente o seu valor
Leia com atenção!
Fazer com que o seu cliente seja sincero é uma arte. Todas as pessoas bem sucedidas já aprenderam a fazer isso. E você também deve aprender.
Sabe quando você está em uma festa, por exemplo, e o anfitrião chega perto de você e pergunta pessoalmente se você está gostando da festa? Faça com que o seu cliente sinta-se importante e pegue as tarefas dele como se fossem suas, e não simplesmente fale que é importante que ele esteja fazendo negócios com você.
A melhor, mais fácil e mais econômica forma é dar ideias a ele. Por exemplo, diga a ele que um cartão de visita ruim é simplesmente jogado no lixo.
Por que não coloca atrás do cartão alguma frase, a missão da empresa? Para um cartão de visita de uma empresa relacionada à alimentação, por exemplo, uma receita atrás do cartão de visita é uma boa ideia. As pessoas que pegarem o cartão têm, então, um motivo para guardá-lo.
Talvez, o seu cliente não goste de uma ideia sua, mas ele vai perceber que você dá valor à empresa dele. E isso é tudo o que você precisa.
E o mais importante: quebre as regras
Você não precisa fazer só aqueles cartões de visita de tamanho padrão. Um cartão de visita pode ter a forma do produto que está sendo vendido, por exemplo. Se for uma loja de roupas, que tal um cartão de visita em forma de camiseta? O seu cliente é dono de uma loja de perfumes? Que tal fazer um cartão de visita com a forma de um frasco bem bonito?
Existe um livro didático para aprender a tocar piano. No final de 400 páginas de regras está escrito:
“Agora que você aprendeu todas as regras para tocar piano, SE ESQUEÇA DE TODAS ELAS. Você não deve tocar piano pelas regras, mas sim pelo seu coração”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário