Gramática aplicada
Todos os dias nos deparamos com o desafio de escrever sem erros de português. Os avanços tecnológicos fizeram com que as pessoas deixassem de lado a aplicação correta da gramática, prova disso são os corretores ortográficos. A internet é outro exemplo do fenômeno. Basta dar uma olhada nas mídias sociais que já somos presenteados com um festival de erros.
Algo inadmissível para quem trabalha como designer gráfico. O profissional da área não pode se dar ao luxo de cometer erros, afinal ficarão impressos no papel e provavelmente ele terá de arcar com o prejuízo do cliente.
Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas quinzenais na nova editoria, chamada “Gramática aplicada”. Assim, você irá garantir algo além da qualidade visual, o conteúdo escrito de modo correto. Para começar vamos conferir as dicas em relação à utilização de siglas em cartões de visita, já que elas economizam espaço, algo precioso neste tipo de peça. O que é uma sigla mesmo?
Para quem não lembra, ela é uma abreviatura, formada de iniciais ou primeiras sílabas das palavras de uma expressão que representa o nome de uma instituição, partido, órgão, departamento, setor ou profissão (etc.). Ela não possui ponto abreviativo e é escrita com caracteres maiúsculos, uma vez que se trata de letras iniciais de nomes próprios.
Veja o modo correto de utilização das siglas:
- Nunca coloque senhor ou senhora antes do nome da pessoa no cartão.
- No caso de profissões regulamentadas como é o caso de médico e advogados, existem regras de posicionamento. Exemplo: sempre acrescente para o médico: Dr.(antes do nome) ou MD (depois do nome), ou seja Dr. Luiz Henrique ou Luiz Henrique, MD. Para os advogados sempre após o nome da pessoa, o termo Advogado, depois OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) / (Estado) e o nº do registro nesta instituição.
- Algumas das outras abreviaturas e siglas adequadas incluem: D.Ed. (Doutor em Educação), RD (nutricionista), RN (enfermeira). Existem ainda siglas estrangeiras, hoje muito difundidas como: COO – “Chief Operanting Officer“: executivos chefes de operações, geralmente o “braço direito” doCEO; CFO – “Chief Financial Officer“: diretor de finanças da empresa;CHRO – “Chief Human Resources Officer“: diretor de recursos humanos;CIO – “Chief Information/Imagination Officer“: responsável pelo planejamento tecnológico e promotor da criatividade pessoal; CTO – “Chief Technology Officer“: responsável pela criação da infra-estrutura tecnológica;CKO – “Chief Knowledge Officer“: responsável por administrar o capital intelectual; CRO – “Chief Risk Officer“: responsável por gerenciar os riscos financeiros, as estratégias de negócio, a concorrência e a legislação; CMO– “Chief Marketing Officer”: diretor de marketing e ainda “chairman“: referente ao presidente do conselho, e“country manager“: que diz respeito ao diretor geral do país.
- Preste atenção nas siglas que formam palavras com até três letras, pois devem ser escritas em maiúsculas – ONU, RAU, MEC. A partir de quatro letras, use minúsculas, a exemplo de Unicef.
Fechando a nossa primeira dica, não esqueça que o cartão profissional deve conter a logotipo da empresa e não o seu slogan, o nome do profissional, seu cargo e telefone comercial, fax, e-mail, CEP, celular (se for solicitado) e o site da empresa. Fique atento quanto à inicial maiúscula na palavra que designarem o nome de empresas, entidades, corporações, ruas, vias e regiões. Símbolos profissionais devem ser evitados, como no caso da balança para advogados.
Lembre-se que quanto mais a pessoa lê, mais ela aumenta seu vocabulário e corre menos riscos de cometer um erro de português.
Até a nossa próxima dica de gramática.
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