Segundo a definição do dicionário, Designer é o indivíduo que planeja ou concebe um projeto ou modelo. Acredito que o mundo seria muito sem graça sem o trabalho destes artistas da era moderna.
Eles criam objetos, dão formas, cores e fazem com que aquilo que já existe tenham ainda mais praticidade.
Dentro do design existem várias áreas de atuação. Vamos ver algumas delas e descobrir qual objetivo de cada uma.
Design gráfico
A profissão de designer gráfico vai muito mais além do criar um banner ou uma identidade visual. Ele consegue transferir para o papel um conceito e para isso é necessário muito estudo.
Um bom designer gráfico entende de cores, tipografia, meios e formas de comunicação, marketing, semiótica, ergonomia, etc. Além disso, estes profissionais precisam entender da cultura onde será inserido determinado trabalho.
Ao nosso redor sempre vamos ver o trabalho de um designer gráfico. São eles que criam marcas, logotipos, símbolos, embalagens, livros, jornais, revistas, posters, folhetos, catálogos, folders, entre outros.
“Design Gráfico não é só um belo desenho. Design Gráfico é um belo desenho, com um sentido e uma tarefa a cumprir.” – Chico Homem de Melo, designer, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.
Design de produtos
Você já parou para pensar o porquê tal objeto tem um determinado formato? Não é à toa, com certeza teve a mente de algum brilhante designer de produtos. Este profissional do design tem a função de tornar as coisas não apenas bonitas, mas funcionais.
Para ser um bom designer de produtos é necessário muita criatividade e estudo. E não basta apenas entender de design, tem também que ter um vasto conhecimento de todos os softwares utilizados nesta profissão e, principalmente conhecer muito bem os materiais que são e serão utilizados na criação de um produto.
Saber desenhar não é pré-requisito para ser um designer de produtos, para isso é preciso apenas saber expressar uma ideia.
Web Designer
Os web designers são os profissionais responsáveis pela elaboração e criação de sites. São eles que fazem com que os sites tenham melhor acessibilidade e sejam agradáveis aos usuários.
Estar sempre antenado as tendências da web é a principal característica do web designer, além disso é preciso também fazer com que o site se torne atrativo e de fácil navegação.
A profissão de web designer surgiu com a internet, e eles não são apenas responsáveis pela criação de sites, mas também: banners, animações, e-mails marketing, ilustração, entre outros.
Se você se interessou por algumas destas áreas do design e acha que se encaixa no perfil exigido pela profissão, encontre uma faculdade que ofereça o curso e invista. Além dessas a área você também pode se especializar, dentro do Design em: móveis, interiores, moda, joias, entre outros. Escolha uma delas e sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário