É muito importante para pessoas que passam horas na frente do computador, seguir algumas regras de postura. Não apenas para conforto durante o trabalho, mas também para evitar quaisquer problemas e/ou complicações futuras como dores nas costas, lesão por esforço repetitivo e miopia.
Para você que como eu, segue o itinerário de permanecer 8 horas por dia sentado na frente do computador faça um favor a si mesmo e adote essas dicas em seu cotidiano. A leitura sobre artigo será rápida, porém os benefícios irão durar por muito tempo. Leia com atenção estas dicas da Shift Card para ter uma ótima qualidade de vida.
Cuide de sua postura quando sentado
Manter uma boa postura, confortável e saudável é muito importante quando se passa horas na frente do computador. A boa postura está ligada diretamente a sua produtividade, pois esses longos períodos na mesma posição causam mal estar e desconforto, influenciando no rendimento que poderia ser alcançado. Ela pode também ajudar a evitar a fadiga ocular e doenças ósseo-musculares.
Mantenha os pés retos
Ficar com os pés cruzados ou na ponta dos dedos contribui para dores na parte inferior da coluna. Lembre-se sempre de manter a planta dos pés no chão, mantendo-os retos. E também de manter os joelhos flexionados em um ângulo de 90 graus, você pode ajustar a altura da superfície onde pisa colocando caixas ou pequenos apoios se por acaso não alcançar o chão.
Pernas Livres
Opte por uma mesa de trabalho que permita um bom espaço para movimentação das pernas e que esteja a uma altura de pelo menos 70 centímetros do chão.
Cadeira
As cadeiras ideais são as que possuem um apoio para os braços, elas oferecem um bom alinhamento ao pulso. Ela deve ter um encosto ajustável para frente e para trás, que permita uma reclinação de até 30 graus. Se possível com encostos altos, pois garantem maior apoio para as costas, diminuindo a tensão localizada.
Conforto para o corpo
Procure manter a curva natural de suas costas quando sentado. Nessa posição sua coluna lombar está se esforçando em dobro. Diferente de quando está em pé, quando o peso de seu corpo é distribuído igualmente.
Se você tiver dificuldades em manter essa posição tente colocar um travesseiro na parte inferior da coluna para se ajustar a ela.
Monitor
Posicione o monitor na posição frontal ao seu rosto, de forma que você não tenha que levantar a cabeça ou girá-la para ver a tela do computador.
Ele deve estar numa distância de aproximadamente 70 centímetros de seu rosto, na altura dos olhos ou um pouco abaixo deles. Se você ficar com o rosto muito próximo do monitor, seus olhos se cansarão rapidamente e você acabará forçando-os para enxergar.
Quando mesmo com o monitor afastado estiver sentindo ardência nos olhos, tente piscar mais vezes. Isso mesmo, quando estamos muito concentrados olhando fixamente para o monitor a tendência é piscarmos menos.
Atente para as configurações de seu monitor, o brilho e reflexo devem estar baixos para que não causem desconforto visual.
Uma dica é colocar uma proteção na parte externa de seu monitor, conhecida como proteção de tela.
Pausas e L.E.R.
Permanecer com o corpo parado na mesma posição pode acarretar uma série de problemas a sua postura e saúde como foi explicado acima. É saudável que, a cada 50 minutos trabalhados na frente do computador ter uma pausa de dez minutos. Respeite isso e mesmo que esteja concentrado em seu trabalho faça essa pausa, você vai voltar com muito mais energia para dar continuidade ao que estava fazendo.
Sensibilidade ao toque, dores nas mãos, formigamento e adormecimento dos dedos são os principais sintomas de lesões por esforço repetitivo, doença crônica que atinge ombros, braços, pulsos e mãos. Não ignore esses sintomas se os estiver sentindo, pois a curto prazo podem ser fáceis de serem tratados.
Ambientes
O ideal é usar o computador em um lugar bem iluminado, porém sem excessos. Luz externa em excesso é extremamente prejudicial, pois contribui para formação de reflexos em seu monitor, fazendo-o forçar sua visão. Cuidado com a iluminação artificial de sua sala, ela não deve focalizar seu rosto nem o monitor.
Fadiga
Um procedimento simples e que minimiza a fadiga ocular é a cada dez minutos afastar seus olhos do monitor por aproximadamente 5 segundos. Faça o teste.
Quando procurar um médico
Se você está seguindo essas dicas e mesmo assim não se sente confortável na frente do computador, procure acompanhamento médico. Trabalhar com computadores a longo prazo pode ser perigoso se não houver cautela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário